No dia 23 de abril de 2025, o SAAE de Itapetinga promoveu um importante treinamento teórico e prático voltado ao manuseio e às técnicas de segurança no uso do cloro gás (CL₂), direcionado aos operadores, chefes dos setores, técnicos e estagiarias de segurança do trabalho da Estação de Tratamento de Água (ETA).
A capacitação foi conduzida pelo Sr. Luiz Carlos Lima, líder da brigada de emergência da empresa PQA – Produto Químico Aracruz. Durante o treinamento, foram abordadas orientações sobre o uso correto do cloro gás, com destaque para a importância do manuseio seguro e responsável do produto. A atividade incluiu simulações de pequenos vazamentos com cilindros, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), como o macacão de proteção classe A e o conjunto autônomo de ar respirável, fornecidos a todos os participantes.
“O correto manuseio do cloro é fundamental, já que se trata de um produto essencial para a purificação da água e a eliminação de microrganismos. Por isso, nossos operadores precisam estar sempre aptos e bem treinados para qualquer eventualidade”, destacou Agnaldo de Jesus, chefe da Sessão de Operação e Tratamento.
Para o diretor do SAAE, Engenheiro Airton Ferraz, investir na capacitação dos servidores é mais que uma obrigação institucional. “Capacitar nossos colaboradores é um investimento que reflete diretamente na segurança de todos. Além de valorizá-los profissionalmente, garantimos que retornem com saúde e segurança aos seus lares”, concluiu.