Mesmo com a menor tarifa do Brasil, o SAAE de Itapetinga, sob o comando do Eng. Airton Ferraz, vem trabalhando forte, com políticas públicas de saneamento, para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa população e consequentemente avançar nas metas para universalizar o saneamento em nosso município. Estamos ampliando as redes coletoras de esgoto e as redes de abastecimento de água, de forma que devemos alcançar os extraordinários índices de 98,00% e 100,00%, respectivamente, ainda esse ano.
Pra avançarmos com políticas públicas consistentes, torna-se necessário, também, que o poder público seja extremamente rigoroso, com novos empreendimentos e não permitir de forma nenhuma o crescimento desordenado, não permitindo loteamentos clandestinos ou invasões.
Os desafios ainda são enormes, porque temos uma demanda muito grande por tratamento dos esgotos coletados, estamos atingindo a marca de cerca de 40,00% de tratamento, precisamos avançar, tambem, com redes de separador absoluto, porque temos um índice alto de redes unitárias, que são redes de drenagem, que coletam os esgotos.
Mas temos a convicção, que com o advento da agência reguladora, poderemos alavancar as nossas tarifas para avançar de forma célere nas metas da lei 14.026/2020, do novo marco regulatório do saneamento, que prevê atingirmos 99,00% de abastecimento de água e 90,00% de coleta e tratamento dos esgotos sanitários até 2033 e preservando a modicidade tarifária, também prevista na lei, ou seja manteremos com eficiência o status de uma das menores tarifas do Brasil, concluiu o diretor do SAAE de Itapetinga, Eng. Airton Ferraz.